Tem vergonha de ir ao dentista? Veja como superar isso!

4 minutos para ler

Se engana quem pensa que cuidar da boca é um cuidado resumido apenas ao aspecto estético. Afinal de contas, ela desempenha várias funções básicas do organismo, como respiração, comunicação e alimentação.

Portanto, é indispensável prezar pela manutenção da higiene oral, realizando a escovação adequada e usando fio dental após as refeições, além de, claro, superar a vergonha de ir ao dentista.

Pensando no assunto, este texto mostra por que a vergonha de ir ao dentista é prejudicial para a saúde. Também trazemos dicas para superar esse sentimento, apostando em profissionais capacitados. Continue a leitura e tire as dúvidas sobre o tema!

Por que ter vergonha de ir ao dentista dificulta a manutenção da saúde bucal?

É essencial fazer visitas periódicas ao dentista. Trata-se do profissional capacitado para examinar, diagnosticar e tratar disfunções na boca, indicando, sempre que for o caso, mudanças de hábitos e tratamentos odontológicos para recuperar o equilíbrio bucal.

Dessa forma, ter vergonha de ir até o consultório representa um erro grave, que pode comprometer o funcionamento e a aparência oral.

Quais são as melhores dicas para não sentir vergonha de ir ao dentista?

Entender o papel do consultório odontológico na manutenção da saúde bucal, procurando um profissional experiente e recomendado pelos pacientes na sua região, é fundamental para vencer a vergonha.

De quebra, o esclarecimento de todos os questionamentos a respeito dos processos também auxilia na eliminação desse medo do dentista! Veja a seguir.

Entenda que o dentista está à disposição para ajudar

Muitas vezes, o paciente tem vergonha de mostrar ao dentista as suas complicações na boca, como dentes apinhados.

No entanto, esse hábito pode ser superado se a pessoa entender que o profissional não está ali para fazer julgamentos, uma vez que se compromete, unicamente, com a melhora do bem-estar da população.

Procure um profissional conceituado na sua região

Buscar um dentista experiente na sua região é outra dica para superar a vergonha de ir até a clínica odontológica.

Quiz InvisalignPowered by Rock Convert

O motivo? Um especialista com know-how, reconhecido pela qualidade da atuação profissional, deve atender o paciente e deixá-lo 100% confortável diante do cenário.

Esclareça as suas dúvidas no consultório

A vergonha de ir até o consultório do dentista costuma estar associada à falta de conhecimento sobre os procedimentos.

Nesse sentido, é importante que o paciente converse com o profissional sobre o quadro de saúde, pedindo informações detalhadas a respeito de causas e possíveis indicações de tratamento. A partir de uma comunicação clara e objetiva, fica mais fácil perder a vergonha ao ser atendido pelo cirurgião-dentista.

Em todo caso, é essencial que o paciente crie uma relação de confiança em relação ao dentista. Se o profissional indicar um tratamento odontológico, com os tipos de alinhadores Invisalign®, que tem os recursos biomecânicos para o ortodontista corrigir a posição dos dentes, o paciente deve avaliar a coerência do que foi explicado com a sua expectativa.

Ao longo do texto, você observou dicas que ajudam a superar a vergonha de ir ao dentista, sensação que pode estar associada à falta de informações sobre os procedimentos odontológicos, mas bastante prejudicial para o cuidado com a saúde oral.

O artigo foi útil para você? Então aproveite a visita ao blog e veja como escolher uma clínica para tratamento dentário na sua região!

Odonto Condé / Condé Invisalign 

Doctor CROGO/EPAO 1587, RTCD 

Dr. Alberto dos R Condé Jr 

CROGO6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?