Você sabe o que é Mock-Up em odontologia?

6 minutos para ler

A maior parte dos pacientes não sabe o que é mock-up em Odontologia, pois esse é um termo muito específico utilizado pelos dentistas. Mas esse conceito é simples e, embora os pacientes não saibam o que significa, muitos deles já utilizaram um mock-up antes e durante um tratamento dentário.

O mock-up é uma ferramenta muito útil durante o planejamento de diversos tratamentos odontológicos. Ele auxilia o dentista a ter uma previsibilidade maior nos planejamentos, melhora a comunicação entre dentista e paciente em relação ao procedimento e ainda permite que o paciente dê opinião nas alterações em seu sorriso.

Quer saber o que é o mock-up em odontologia, como funciona e seus benefícios para dentistas e pacientes? Então continue a leitura deste post!

O que é mock-up em odontologia?

O termo mock-up, em tradução literal, significa “maquete” ou “modelo”. Mas quando tratamos desse termo na área odontológica, estamos nos referindo a uma técnica que permite que o cirurgião-dentista tenha uma previsibilidade maior dos resultados dos tratamentos odontológicos.

O uso do mock-up permite que o paciente sinta em sua boca como será o planejamento ao qual ele será submetido. Durante o tratamento com laminados de porcelana, por exemplo, o uso desse modelo é essencial, pois com ele o paciente faz um teste com dentes provisórios em plástico.

Então, caso ele aceite o planejamento tanto à aparência quanto à função estética de seus “novos dentes”, o tratamento é finalizado.

Como funciona?

O mock-up funciona na verdade, como um “teste drive”, que permite que dentista e paciente visualizem o planejamento. Ele é muito utilizado em tratamentos com facetas de porcelana, lentes de contato e outros procedimentos estéticos.

Mesmo que seja uma técnica eficaz, o uso do modelo não garante resultados satisfatórios, mas aumenta a sua previsibilidade — fato que contribui para índices mais altos de satisfação do paciente. O objetivo é a melhora na comunicação com o paciente.

O mock-up é usado por um período de 3 até 15 dias, dependendo do tratamento realizado. Ele é, na verdade, um ensaio do futuro sorriso do paciente.

Como é feito um mock-up?

Para confeccionar um mock-up é feito todo um planejamento, no qual o dentista avalia minuciosamente a boca do paciente e seus traços faciais. Essa preparação envolve a realização de fotos e a moldagem da arcada dentária do paciente.

Quiz Invisalign

Por meio do modelo, o dentista confecciona um mock-up, que é utilizado como matriz para receber os dentes provisórios.

Quais são as vantagens do uso do mock-up para dentistas e pacientes?

O uso do mock-up permite que o paciente visualiza o resultado final do tratamento sem que nenhum desgaste dentário seja feito — o que é necessário quando é realizado um procedimento com facetas de porcelana. Então, caso o paciente não goste do resultado ou haja necessidade de adaptação, todo o processo é feito nos dentes provisórios.

Com o mock-up é possível mostrar ao paciente possíveis alterações na cor e formas dos elementos dentários. Além disso, a ferramenta possibilita ao dentista avaliar referências estéticas de todo o rosto do paciente e analisar detalhes como a linha média, a linha interpupilar, a linha alta do sorriso e a integração do posicionamento dos dentes com os lábios, entre outros fatores.

Como essa técnica contribui para a relação entre dentista e paciente?

O mock-up é essencial para diminuir a ansiedade do paciente em relação ao tratamento e, ainda, aumenta a confiança entre dentista e paciente. Ele é essencial para que a pessoa escolha o melhor material para dar cara nova ao seu sorriso. Por exemplo: quando um paciente tem dúvida se deve fazer uma restauração com resina ou porcelana, o dentista pode utilizar o mock-up para fazer a simulação do tratamento com os dois tipos de material.

Além disso, o paciente pode mostrar para parentes ou amigos próximos como ficará o tratamento depois de finalizado com os provisórios. A ferramenta ainda permite que a pessoa saiba que haverá mudanças em sua fala por causa das alterações nos dentes e permite que ele visualize o tamanho correto dos dentes em sua boca.

Dessa forma, o paciente tem voz ativa durante o tratamento, podendo dar palpites e esclarecendo dúvidas sobre o procedimento. Esses fatores ajudam muito na proximidade entre o profissional e quem está passando por um tratamento, pois a ferramenta possibilita uma conversa mais efetiva.

Fica muito mais simples para o paciente entender como o tratamento será feito e quais modificações são possíveis em sua boca. Além de explicar, o dentista pode mostrar e, até mesmo, fazer alterações na presença do paciente, o que contribui para que ele compreenda melhor como serão as transformações em seu sorriso.

Como a técnica abre possibilidade para ajustes prévios?

Como o mock-up consiste no uso de provisórios, ele permite que sejam realizados ajustes durante o tratamento, se um paciente fez um teste com dentes para fazer o procedimento com facetas de porcelana, por exemplo. Dessa forma é possível que o paciente sinta diretamente na sua boca as alterações que serão feitas. Então, caso ele não se adapte com o formato e funcionalidade dos dentes, é possível criar outro modelo para que ele faça o teste.

Vale ressaltar que o mock-up é apenas um ensaio, uma ferramenta que ajuda o dentista a ter uma melhor previsibilidade do planejamento. Ele não garante resultados satisfatórios, pois isso depende de um bom planejamento e da habilidade do profissional. Além disso, quanto mais o paciente fala sobre suas expectativas em relação ao procedimento, mais fácil fica para o dentista fazer um trabalho que o agrade.

Mesmo que você já saiba o que é mock-up em odontologia, a decisão de utilizar o modelo é do profissional e não do paciente. Mas claro que um dentista capacitado fará uso da técnica, pois é melhor para ambas as partes.

Então, gostou do post? Foi o suficiente para você entender o que é mock-up em odontologia? Agora que você já sabe o significado desse termo, está na hora de cuidar da saúde bucal de toda a família. Entre em contato conosco para marcar um horário e conhecer nossa equipe de profissionais. Teremos prazer em atendê-lo!

Att.,

CD Dr. Alberto dos R. Condé Jr.

CRO-GO 6.411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?