Você sabe qual a importância da estética dentária? Descubra agora!

4 minutos para ler

A estética dentária influencia diretamente a saúde bucal e a autoestima das pessoas. Por isso, com o avanço tecnológico e a evolução dos procedimentos odontológicos, a busca pelo sorriso saudável e bonito se tornou frequente e acessível.

Além de atuar diretamente na saúde e na higienização dos dentes, diversos tratamentos são responsáveis por auxiliar, dentro do possível, o bom humor, a satisfação e o sorriso dos pacientes.

Por isso, no post de hoje, abordaremos a relação da estética dentária com os pilares da saúde bucal, destacando a sua importância. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

A importância da estética dentária

A estética dos dentes é uma das coisas mais valorizadas e percebidas em uma pessoa. Um sorriso branco e brilhante, além de ser atraente, possibilita o bem-estar e contribui para a saúde bucal dos pacientes.

As alterações no contato dos dentes superiores e inferiores que causam danos à dentição, à gengiva, aos ossos e aos músculos são chamadas de oclusões dentárias.

Nesse contexto, a estética dentária tem como função identificar o problema e apontar o tratamento mais adequado, seja ele apenas estético ou relacionado à saúde.

Além disso, a estética dentária também está associada à autoestima. Recuperar o sorriso proporciona uma melhoria significativa na qualidade de vida das pessoas, já que os problemas na dentição podem dificultar atividades diárias como comer, conversar, dormir, entre outras.  

Os cuidados bucais, por sua vez, vão além das questões estéticas. Esses tratamentos ajudam a manter a saúde bucal e previnem o desenvolvimento de doenças como cáries e lesões periodontais.

Exemplos de procedimentos realizados com fins estéticos

Diversos procedimentos podem ser realizados com fins estéticos, influenciando diretamente na saúde dos dentes. Dentre eles, podemos destacar:

Quiz Invisalign

CTA_oc_Dental-02

Profilaxia (limpeza)

Esse é um método frequentemente utilizado nos consultórios. Seu objetivo é remover a placa bacteriana que se acumula nos dentes, reduzindo as cáries e evitando que eles fiquem amarelados. É indicado que se faça a limpeza a cada seis meses, pois, ela permite a identificação de problemas mais graves. 

Correção de dentes tortos

Uma das formas mais rápidas para tratar o desalinhamento dos dentes é a utilização dos aparelhos. Atualmente, existem várias opções disponíveis de tratamentos de ortodontia, como os aparelhos fixos convencionais ou o invisalign — um modelo transparente com alinhadores customizáveis.

Alongamento da gengiva

O sorriso com a falta de gengiva é um motivo de desconforto para algumas pessoas, mas ele pode ser tratado, dentro do possível e indicado, graças aos avanços da odontologia. Esse procedimento é feito por meio de um enxerto com gengiva. Os resultados são variados e o foco deve estar na seleção do profissional e na indicação do procedimento.

Clareamento

O clareamento é um tipo de procedimento muito usual com potencial de deixar os dentes mais brancos, quando possível, indicado para aqueles que estão insatisfeitos com a coloração do sorriso. É realizado por meio da aplicação de um gel sobre uma moldeira, portanto, não é invasivo e, dentro de limitações, possibilita uma dentição mais clara e brilhante. 

Por fim, vale destacar que, para que você realize os procedimentos de acordo com sua necessidade e lhe ajude a conquistar o sorriso que sempre desejou, dentro da sua possibilidade e indicação, é importante contar com a orientação de um profissional competente e que indique o tratamento ideal.

CTA_oc_Dental-02 

Agora que você já sabe a importância da estética dentária, continue com a visita no blog e leia também nosso artigo sobre odontologia estética: saúde bucal e bem-estar para você. Vamos lá?

Att, CD Dr. Alberto dos R Condé Jr.

crogo6411

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Gostaria de agendar uma consulta?